quinta-feira, 22 de abril de 2010

Laranjas no chão


Eu derrubei uma laranja no chão. Laranjas quando caem no chão ficam "passadas". Não é assim que se diz?
Houve um tempo que aqui na minha casa só tinham laranjas passadas. E você deve estar pensando que na minha casa existem muitas pessoas desastradas como eu que ficam derrubando as pobres frutinhas no chão. É, pode até ser, mas na verdade as laranjas ficavam passadas porque quando o Guigui, meu priminho, aprendeu que a laranja tinha o formato de uma bola, na hora do almoço ele ficava jogando as laranjas no chão.
Tá, mas o que eu quero dizer com toda essa epopéia cítric
Também não sei ao certo o que eu quero dizer com tudo isso, mas quando eu vi aquela laranja rolar no chão e quando eu a peguei novamente um filminho passou na minha cabeça como um flash.
Existem coisas tão banais na vida da gente, que a gente não dá importância mesmo. Mas conforme a gente cresce e muda, essas coisas banais passam a ter algum sentido, e quando uma laranja cai no chão, algumas coisas que antes eram sem importância e não tinham o menor sentido ganham o seu devido valor. E filmes passam pela minha cabeça, filmes coloridos e belos, cheio de personagens amados e laranjas rolando pelo chão da cozinha.
Agora as laranjas da minha casa não são mais passadas. O Guigui cresceu e já não dá tanta importância pro formato de bola delas, na verdade ele prefere brincar com uma bola de verdade.
Ele, a Laura já estão falando. O meu irmão já tem 12 anos. E minha mãe está grávida.
O tempo corre enquanto estou longe. Mas ele já corria antes mesmo de eu nascer. Fui eu quem me dei conta de que o tempo não é nada palpável, ele se esvai pelas minhas mãos quando tento pegá-lo, é como água corrente da torneira, que vai passando e nunca conseguimos segurá-la de fato.
Na verdade só queria falar um pouco, na verdade escrever.
Pra alguns de vocês a epopéia das laranjas passadas pode não fazer sentido algum. E se isso acontecer é porque vocês deixam passar algumas coisas que tem muito valor, despercebidas.
Não sou a pessoa mais correta do mundo, nem nada disso, não quero dar lição de moral em ninguém, mas eu acredito que a gente só pode falar de alguma coisa com alguma certeza quando já passou por ela.
O tempo está passando e eu estou percebendo. As linhas do meu rosto de menina foram embora. Os meus pequeninos já estão falando, o meu irmãozinho já é mais alto que eu, e o bebê que nós sonhávamos já está a caminho.
A vida é movimento, então se eu puder dizer algo é: cuidem daqueles que vocês amam, olhem para eles, aproveitem cada instante. Porque daqui a pouco os bebês já terão crescido e não vão mais jogar as laranjas no chão.



3 comentários:

  1. Ga, querida, você escreveu (com o exemplo do fofo do Guigui) exatamente o que eu tô passando nesses primeiros meses de sampa. Meu Deus, já tô na faculdade, meu pai vai fazer 60 anos, minha mãe vai se aposentar e já não tem mais crianças na família. Sei que essa coisa de parar o tempo só acontece em filme...Mas não deixo de sentir falta dos dias em que eu podia deitar na grama e olhar o céu a tarde inteira...É isso aí, quem disse que amadurecer é fácil né?
    Muito sucesso pra minha amiga jornalista!

    Beijos, fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. É Gabi, somos sensíveis, eu também as vezes me pego a pensar quão rápido o tempo passa, e eu voltando a qualquer canto da minha vida a relembrar algum detalhe que traga de volta aquela sensação antes não tão importante, mas com a maturidade as coisas simples ganham seu devido valor. E já que tem um bebê a caminho poderá aproveitar laranjas no chão novamente, pois o bom do tempo é que algumas coisas se repetem. beijinhos Gabi e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Tem um amigo meu que me disse...
    "O tempo não mais do que a plenitude do ser".
    É isso Ga..
    O tempo não existe.. é só uma definição de sentido. A verdade é que a cada vez que conseguimos exercer nossa essência é sempre uma percepção única de nós mesmos..
    Não sofra! Não se apegue a uma construção. Se importe com o que te faz bem, com o que te faz feliz.. com o que ilumina sua estrada, seu caminho...e confie que a vida vai sempre trazer encontros cada vez mais felizes de voce com voce mesma...
    Te amo mutoo..

    ResponderExcluir