terça-feira, 4 de maio de 2010

O poeta e o amor

"O problema não é o amor..." disse o poeta enquanto a fumaça do cachimbo saia de sua boca - " o problema é o jeito de amar!", completou e suspirou um suspiro profundo de lamentação.
Todas as noites o poeta se reunia junto aos boêmios no Bar da Majestade como costumavam chamar, e ali ficavam poetas, pintores, artistas, prostitutas, filhinhos de papai, todos bebendo, embriagando-se de conversas infinitas, onde o rumo da prosa começaca sempre no amor e acabava no mesmo.
" O amor é o mesmo amor puro, a essência dele não muda. O que muda é a forma que as pessoas dão para ele. Moldam e remoldam, como o escultor com a sua argila. As pessoas amam segundo seus limites. De algumas pessoas escorre amor pelos olhos, mas tambem existem aquelas que seguram o amor na palma da mão, pouco, pequeno e miúdo, mas ainda sim é amor. Existem aqueles que amam com mentiras, ilusões e vaidades. Outros amam com pureza, castidade e serenidade. Existem aqueles que amam em devoção, outros amam com desprezo. Tem tanta gente que ama de tanta forma. Uns amam pouco, quase nada, mas mesmo assim é amor. Outros amam muito, em excessos e exageros, mas já disse um outro alguém que tudo que é demais nos faz mal. Tem pessoas que amam vampirizando, sugando o que temos de melhor, mas aí não é amor é doença. Amor é a Piedade Maior do Criador, que sabia que seríamos infelizes nessa terra de escárnios, e na Sua Infinita Bondade nos deu um pedacinho do Céu, uma Centelha Divina para que fosse nosso ânimo, nossa força motriz, nossa fé na vida. Amor, meus caros é tudo o que temos de nosso!"
O silêncio pairava em torno do poeta, todos a sua volta estavam pensativos. Como eles amavam?Será que eram regulados ou esbanjavam amor?
E o poeta, como um grande observador sorriu.
" Vocês devem estar pensando como será que vocês ama, pois eu vos digo: não importa a maneira, desde que o que vocês sintam possa enfrentar tempestades, montanhas e principalmente a racionalidade. E quando vocês virem que o que vocês sentem é sensato e descabido, grandioso e verdadeiro, aí não importa a maneira, porque isso é amor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário